Como montar uma pequena loja virtual

Como montar uma pequena loja virtual

A curiosidade sobre como montar uma pequena loja virtual vem crescendo, principalmente entre os pequenos e médios empresários que desejam participar deste mercado.

Uma coisa é criar uma loja virtual com abundância de recursos e diversas fontes de financiamento. Outra coisa completamente diferente é a realidade da maioria dos empresários brasileiros que precisam encarar este desafio com um orçamento baixo.

Não se trata apenas de saber como montar uma pequena loja virtual, mas também descobrir como fazer respeitando os limites orçamentários sem perder em termos de recursos tecnológicos que possam garantir o sucesso do negócio.

A equipe do Empreendedores Web pesquisou e conversou com profissionais de mercado e dá aqui, algumas dicas sobre como montar um pequeno e-commerce.

Posicionamento profissional é fundamental

O comércio eletrônico brasileiro está cada vez mais profissionalizado. Se você não encarar o projeto de forma séria e profissional, suas chances de sucesso serão bastante reduzidas. Essa ideias de que tudo na Internet é baratinho e dá para ser feito no improviso e com soluções improvisadas é uma das maiores ilusões da Internet.

De graça na Internet, nem o sinal. Procure saber exatamente quanto custará cada etapa do seu projeto de e-commerce e quanto tempo ele levará para ser executado. O planejamento e preparação no e-commerce é um dos grandes segredos para quem deseja abrir uma loja virtual de sucesso.

Fuja da briga com os grandes do mercado

A primeira dica para quem deseja saber como montar uma pequena loja virtual é fugir da briga com os grandes. Como já dissemos anteriormente aqui em nosso site, no artigo As Vantagens do E-commerce de Nicho, bater de frente com os grandes players do mercado é um verdadeiro suicídio nesse tipo de negócio.

As grande empresas que não tem interesse por alguns por alguns segmentos de mercado, nichos que não oferecem o volume de compras ou a rentabilidade necessária para manter suas gigantescas estruturas. Pra elas isso é inviável, mas talvez seja a sua oportunidade de explorar essa lacuna do mercado.

Além da atuação em nichos de mercado, você também deve procurar inovar e se diferenciar das outras lojas virtuais do setor, criando o que chamamos de uma Estratégia do Oceano Azul, e elevando seu e-commerce a um patamar diferente.

Conheça as ferramentas disponíveis

Antes de tudo, conheça o ambiente negocial onde você irá atuar.Busque conhecer os diversos sistemas disponíveis no mercado e suas funcionalidades. Como mostramos em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, existem hoje em dia no mercado diversos sistemas prontos que podem ser comprados ou alugados para a criação da sua loja virtual.

O mercado brasileiro está bem maduro e contamos hoje em dia com uma infinidade de fornecedores de sistemas de lojas virtuais para os mais variados orçamentos. Estas plataformas de e-commerce, como são conhecidas, podem ser personalizadas a fim de incorporar suas necessidades em termos de recursos tecnológicos e identidade visual do seu negócio.

O custo dessas plataformas é compatível com o bolso do pequeno e médio empresário, e contando com uma boa orientação técnica, o projeto pode ficar pronto em bem pouco tempo. O e-commerce não é exclusividade de grandes empresas e boas plataformas de e-commerce estão disponíveis também para o pequeno e médio empreendedor.

No e-commerce divulgação é fundamental

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de um e-commerce nos dias de hoje é a divulgação que você dá à sua loja virtual.

Como as barreiras tecnológicas de entrada neste tipo de negócio foram praticamente removidas, a grande disputa agora está na área do marketing digital. Ser conhecido e encontrado é o grande pulo do gato hoje em dia.

Em nossos treinamentos sempre recomendamos aos participantes que dividam o orçamento disponível na proporção de 30% para gastos com a plataforma de e-commerce e sistemas acessórios e os 70% restante com investimento na área de marketing online. É uma fórmula para garantir que você terá fôlego financeiro para cuidar da divulgação da loja.

É preciso criar uma verdadeira estratégia de marketing para o e-commerce, para que você tenha ações coordenadas que possam criar uma sinergia entre elas.

De nada adiantará criar ações isoladas como e-mail marketing ou links patrocinados no Google se essas ações não se comunicam, não transferem força uma para outra. Por isso, o conhecimento das ferramentas de divulgação e suas aplicações é tão importante para o sucesso de um e-commerce.

Conquiste a confiança dos seus clientes

Fica ai mais uma dica para quem deseja saber como montar uma pequena loja virtual: Conquiste o internauta logo na primeira visita e transforme ele em um cliente fiel.Faça da sua loja virtual um ambiente agradável para que acessa, com boas fotos, páginas de rápido carregamento além de uma navegação fácil e intuitiva.

Dedique uma especial atenção às fotos, já que elas na verdade são a primeira venda da sua loja. Uma loja que não prima pela beleza e organização no layout não transfere confiança para o visitante, e dessa forma, a taxa de conversão cai. É preciso impressionar logo de saída para ter um e-commerce de sucesso.

Mantenha-se atualizado sobre novas tendências

Nossa dica final para quem procura saber como montar uma pequena loja virtual é manter-se sempre atualizado. O comércio eletrônico é um segmento extremamente dinâmico e para não perder competitividade você precisará estar sempre em dia com novas tecnologias em tendências.

Acompanhe sites de referência no segmento como o blog do Curso de E-commerce, o Guia de E-commerce e Empreendedores Web e assine seus boletins informativos para estar sempre em dia com o que rola no mercado. Participe de seminários e palestras, muitas delas online, para ouvir o posicionamento de outros profissionais do mercado.

 Fonte – Portal Meu Próprio Negócio

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