O que é Hashtag

O que é Hashtag e qual a sua importância

Se você ainda não sabe o que é Hashtag, como elas funcionam e qual a sua importância para o marketing nas redes sociais, certamente está perdendo boas oportunidades nesta área.

Uma publicação em redes sociais é composta por diversos elementos, como a imagem, texto, emojis, call to action e hashtag. O sucesso de um post depende da forma como você harmoniza estes elementos dentro de um roteiro de comunicação.

Entre estes elementos, a Hashtag ocupa lugar de destaque, pois é usada não só pelas pessoas para identificar publicações de seu interesse, como também pelos algoritmos das redes sociais, que orientam a distribuição destas mensagens entre seus participantes.

Voltando a questão inicial, o que é Hashtag, a resposta é simples. Hashtag é uma palavra ou frase com o símbolo #, cerquilha ou jogo da velha, como também é conhecido, colocado na frente, para servir como indicação do assunto de um conteúdo postado em redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn.

Por exemplo, se você faz uma publicação nas redes sociais sobre o tema marketing digital, é conveniente que você use hashtags como #marketingdigital, #marketingonline ou #marketing. Fazendo isso, você informa de maneira rápida, sobre o que se refere aquela postagem.

Podemos comparar o uso das hashtags nas redes sociais, com as palavras chave no marketing de busca. Portanto, podemos também definir o que significa hashtag, como uma palavra chave antecedida pelo símbolo #.

Fica então a pergunta: Qual a importância da hashtag para o marketing nas redes sociais?

A importância da Hastag para o marketing nas redes sociais

Visto o que significa Hashtag, é hora de esclarecermos qual é o papel deste elemento para o marketing nas redes sociais.

Muita gente acredita que a Hashtag é usada unicamente para avisarmos que a postagem se refere a um determinado assunto. Isso não é verdade pois é possível através das Hashtags, influenciar também a relevância do perfil ou página nas mídias sociais.

Por exemplo, o algoritmo do Instagram, usa a hashtag para poder identificar o assunto ao qual aquela publicação se refere. O EdgeRank, o algoritmo do Facebook, também utiliza as Hashtags para classificar as publicações.

Um dos critérios de distribuição de conteúdo nas redes sociais é a afinidade de interesses entre quem publica um conteúdo e seus seguidores ou fãs.

Quando você inclui uma ou mais hashtags para identificar que você está falando sobre um determinado assunto, você está, de certa forma orientado à redes social, para quem ela deve exibir aquele conteúdo.

Por isso, em nosso curso sobre mídias sociais, sempre fazemos questão de frisar que a Hashtag é um elemento indispensável a qualquer publicação nas redes sociais, tanto por questões relativas ao processo de comunicação quanto por questões técnicas envolvendo a relevância do perfil ou página e o alcance das publicações.

Quando usar a Hashtag

Como já dissemos anteriormente, as Hashtags servem para sinalizar sobre o assunto ao qual uma determinada postagem se refere, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando usá-las.

De maneira geral, usamos as Hashtags ao final do texto de uma publicação nas redes sociais. Mas será que não poderiam ser usadas no início? Tecnicamente não haveria problema algum, mas a tradição é de inseri-las ao final.

Além de inseri-las em publicações, você também pode usá-las e comentários feitos em publicações. Isso ajuda a identificar a extensão do conteúdo, principalmente quando um novo tema é abordado neste comentário.

Como escolher as Hashtags

Agora que você já sabe o que é Hashtag e quando usá-las, vamos ver então como escolher as melhores Hashtags para as suas publicações, algo que ao contrário do que muita gente imagina, tem sim uma técnica por trás.

Como dissemos anteriormente, a Hashtag funciona como um indexador de assuntos nas redes sociais, portanto, em primeiro lugar, é necessário verificar, quais seriam as mais adequadas para o seu post, ou seja, as mais populares para o tema que você está abordando.

Ferramentas como Webstagam ajudam bastante nesta tarefa. Você deve selecionar os temas que você costuma abordar, pesquisar quais seriam as Hashtags mais usadas e adequadas para eles, e testar em suas publicações.

Uma dica. Mantenha-se fiel ao conceito de Hashtag. Não se deixe seduzir por usar uma Hashtag fora do propósito da publicação só para tentar ganhar mais seguidores no Instagram ou pegar carona nos Trending Topics. Simplesmente não vale a pena.

Quantas Hashtags usar

Este é um dos mitos sobre redes sociais mais comuns. Muita gente acredita que quanto maior o número de Hashtags usar, melhor. Isso não passa nem perto da verdade!

Cada plataforma tem um padrão próprio. O Instagram, por exemplo, permite a inserção de até trinta hashtags, mas isso não quer dizer que você precisa encher de hashtags suas postagens, mesmo que elas não tenham muito a ver com o tema da publicação.

Além de não adiantar de nada em termos de alcance, esse uso inadequado pode deixar sua publicação perdida entre outras e perder assim o objetivo de segmentação da mensagem. Já imaginou publicarmos algo sobre marketing digital e colocarmos um hashtags como #instagood ou #instadaily?

De maneira geral adoto o seguinte parâmetro. Para o Facebook, Twitter e LinkedIn, me sinto confortável trabalhando com até quatro hashtags, a da marca mais três. Para o Instagram, por uma questão de hábito específicos desta rede, tenho como padrão seis, a da marca e outras cinco.

Agora que você já sabe o que é Hashtag e qual a sua importância para o marketing nas redes sociais, em sua próxima publicação, preste bastante atenção a este elemento. Mantenha-se informado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, no blog da Academia do Marketing

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