Vagas de trabalho freelancer no e-commerce

O número de vagas de trabalho freelancer no e-commerce não param de crescer e até o final do ano esta modalidade de trabalho terá uma participação relevante no mercado brasileiro.

O comércio eletrônico brasileiro está em constante crescimento. A Ebit|Nielsen, empresa de mensuração e análise de dados, o crescimento do faturamento de e-commerce em 2019 deve se situar na casa dos 15% e as perspectivas para 2020 são ainda melhores, em função da retomada do crescimento na economia brasileira.

O crescimento do setor e consequentemente incremento no volume de vagas de trabalho freelancer no e-commerce não se justifica unicamente em função do aumento no volume de vendas.

Segundo a opinião de vários analistas, o mercado de trabalho freelancer terá na categoria e-commerce, um dos seus destaques nos próximos anos, se posicionando no topo dos contratantes de freelancers até o final do ano.

A em plataformas de trabalho freelancer, como o Marketing Job, por exemplo, cerca de 30% de empresas contratantes no setor do e-commerce, e a categoria segue crescendo.

Comparando-se os dados do primeiro semestre de 2019 com o mesmo período do ano passado o crescimento é de 160%.

Crescimento das vagas de trabalho freelancer no e-commerce

Mas qual é a relação entre o crescimento do e-commerce brasileiro e a contratação de profissionais freelancers? Por que uma coisa acaba levando a outra?

A explicação é bem simples. Muitas empresas, pequenas e médias, que antes não podiam ter presença online, agora podem criar as suas lojas virtuais, e aperfeiçoarem seus recursos, graças à contratação de profissionais freelancer para execução de trabalho pontuais.

As pesquisa mostram que pelo menos 50% das lojas virtuais recorrem a profissionais freelancer para suas operações. As vagas de trabalho freelancer no e-commerce se concentram basicamente na área de freelancers de TI e freelancers de marketing digital.

O mercado de trabalho para freelancers de marketing digital vem crescendo de forma consistente no Brasil, e o e-commerce tem sido um dos grandes responsáveis por este crescimento, aliado a um número maior de empresas que buscam divulgar seus produtos e serviços online.

Aprimoramento de plataformas e rotinas

Outro motivo para o crescimento de vagas de trabalho freelancer no e-commerce brasileiro tem sido a busca pelo aprimoramento de plataformas e rotinas de controle e administração de recursos.

Os profissionais freelancers podem oferecer serviços pontuais para empresas que buscam modernização e melhorias no processo de gestão de lojas virtuais, como por exemplo, o desenvolvimento de sistemas para automatização de processos, criação de planilhas planejadas e otimizadas, desenvolvimento de sites e aplicativos e serviços de tecnologia em geral.

Uma das grandes vantagens apontadas pelos gestores de lojas virtuais para a contratação de freelancers no e-commerce é poder contar com profissionais de diversas áreas, contribuindo inclusive para o desenvolvimento e aprimoramento da cultura da empresa.

Os freelancers estão sempre se atualizando para crescerem em sua profissão, uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho freelancer, um mercado muito competitivo.

Isso traz diversidade para as empresas, pois é como se o empresário tivesse vários parceiros, e todos eles estivessem a par dos avanços do mercado em suas áreas de atuação, ajudando a orientar sobre as mudanças e agir perante a elas, não apenas reagir.

Sites especializados em vagas de trabalho freelancer como o Marketing Job confirmam essa tendência. O número de vagas freelancer só cresce, principalmente para pequenas e médias empresas.

Solução para problemas pontuais

Uma das principais motivações para a oferta de vagas de trabalho freelancer é justamente satisfazer a necessidades pontuais, como modificações de layout, design gráfico, fotos de produtos, integração com meios de pagamento e APIs de ferramentas de marketing, como o Google Ads e Facebook Ads.

As vagas de trabalho freelancer no e-commerce surgem, na maioria das vezes, destas questões pontuais e trabalho de curta duração, que não justificariam a contratação de um colaborador fixo, que ao final do trabalho ficaria ocioso.

Se você deseja atuar como freelancer no e-commerce, aqui mesmo no Marketing Job temos diversas oportunidades nesta área na seção de Trabalho Freelancer no E-commerce.

Publicado no Marketing Job

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here